Visitas: 49408
Usuários Online: 1
A Receita Federal libera, nesta terça-feira (1º/4), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário de 2024. Anteriormente, estavam disponíveis dados parciais, como ganhos e as deduções declarados pelas entidades pagadoras e recebedoras.
A partir desta terça, serão incorporados saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos, doações realizadas no ano-calendário, criptoativos, contas bancárias e ativos no exterior, além de informações de previdência.
Em nota enviada ao Metrópoles, o Fisco recomendou que “quem anteriormente já carregou as informações da pré-preenchida e ainda não transmitiu a declaração, deve excluir a declaração e criar uma nova”.
Até as 17h de segunda-feira (31/3), foram entregues 5,3 milhões de declarações do Imposto de Renda ao Leão.
A declaração pré-preenchida reúne informações que o Fisco tem por meio do cruzamento de dados, como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Para fazer a pré-preenchida, é necessário ter conta Gov.br de nível prata ou ouro.
Ao optar por esse modelo, o contribuinte terá prioridade na hora de receber a restituição do IR. Aqueles que escolherem simultaneamente pela declaração pré-preenchida e pelo recebimento da restituição via Pix terão prioridade ainda maior.
Embora esse pré-preenchimento facilite grande parte do processo, o declarante ainda precisa complementar informações que não estiverem preenchidas, atualizar e ter os documentos para comprovar o que constar na declaração do IR.
“É de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso”, informa a Receita.
Entre as novidades, estão dados sobre contas bancárias no exterior, enviados para a Receita Federal pelos países estrangeiros, e o término da obrigatoriedade de preenchimento de alguns campos como título de eleitor, por exemplo.
Arte/Metrópoles
Arte/Metrópoles
Arte/Metrópoles
O processo de restituição do IR é nada mais do que a devolução de valores pagos a mais, que foram retidos pela fonte pagadora (empresas e órgãos públicos) ou autônomos, relacionados ao imposto de renda. Neste ano, o pagamento começa em 30 de maio.
Cronograma de lotes de restituição:
Para este ano, a Receita informou alterações na ordem de recebimento da restituição. Agora, os contribuintes que optarem simultaneamente pela declaração pré-preenchida e o recebimento da restituição via Pix terão prioridade na fila.
É importante ressaltar que, no caso de fazer qualquer correção na declaração, o contribuinte perde o lugar na ordem de prioridades.
Ordem de prioridade das restituições: