Visitas: 42312
Usuários Online: 1
O programa GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) desembarca na Estrutural, nesta sexta (5), das 9h às 16h, e no sábado (6), das 9h às 12h, no Centro de Juventude da Estrutural – Área Especial 08, Praça Central (em frente à administração regional). Até a edição anterior, realizada em Sobradinho II, já foram contabilizados cerca de 220 mil atendimentos desde o início de 2023.
A iniciativa conta com a parceria de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e prestará serviços gratuitos de apoio à população. Os visitantes terão acesso a atendimentos do Na Hora, da Sejus, da Secretaria de Saúde, emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pela Polícia Civil e demais órgãos públicos. Haverá, ainda, atividades artísticas e de lazer para adultos e crianças, além de serviços de beleza, como corte de cabelo. Donos de pets poderão levar cães e gatos para aplicação de vacina antirrábica.
Para a secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, “o programa GDF Mais Perto do Cidadão é recebido de maneira entusiasmada pela população por facilitar o acesso aos serviços públicos ao reunir em um só lugar ações de diversos órgãos do GDF, de maneira inteiramente gratuita”.
O programa
Instituído em 2023 por meio do decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos transversais, como Justiça e cidadania, Saúde, Cultura e educação e Esporte e lazer, entre outros.
Periodicamente, a Sejus reúne equipes com membros de diversos órgãos do DF e visita uma região administrativa para, durante dois dias, atender a população daquele local. Desde o início de 2023, foram realizadas 32 edições do programa, que já percorreu Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão e Vicente Pires.
*Com informações da Sejus