Visitas: 42293
Usuários Online: 1
Como parte da celebração do Dia da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro, o GDF Mais Perto do Cidadão colocará à disposição dos moradores de São Sebastião nesta sexta-feira (15), das 9h às 16h, e no sábado (16), das 9h às 12h, vários serviços e atrações culturais à população negra e, ainda, oferecerá para as gestantes e mães de recém-nascidos o curso Nasce uma Estrela, sobre os cuidados com a saúde e qualidade de vida. A ação será realizada no estacionamento ao lado da Feira Permanente de São Sebastião, localizado na Quadra 101, Conjunto 1.
O evento terá a presença de mulheres afroempreendedoras que vão expor seus produtos temáticos. Haverá apresentações de danças afro, maculelê, capoeira e filmes. O Conselho Distrital de Defesa dos Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Social também estará presente para tirar dúvidas.
O curso de gestantes Nasce uma Estrela ocorre na sexta-feira, das 10h às 12h, e ao final do aprendizado, as futuras mães receberão uma bolsa maternidade especial. Em poucos dias, a iniciativa já recebeu 100 inscrições.
“O GDF Mais Perto do Cidadão já passou por todos os lugares do DF. Estamos perto de atingir 300 mil atendimentos desde sua criação. Esse resultado é fruto de nosso compromisso de oferecer aos cidadãos do DF acesso democrático aos direitos fundamentais”, enfatizou Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania.
Benefícios em números
Desde o início de 2023, o programa já contabilizou mais de 277 mil atendimentos, incluindo a última edição em Santa Maria. Os moradores poderão acessar diversos serviços, incluindo atendimentos do Na Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
A programação também inclui atualização de cartão de vacinação e cuidados para pets, com oportunidade de vacinação antirrábica, apresentações artísticas, atividades para crianças e serviços de beleza e bem-estar.
Criado em 2023 pelo decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é organizado em eixos temáticos, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura e Educação e Esporte e Lazer. Periodicamente, a Sejus mobiliza equipes de diversos órgãos do DF para prestar atendimentos em diferentes cidades da capital do país ao longo de dois dias.
O programa já percorreu os quatro cantos do DF, passando por Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão, Vicente Pires e Gama.
*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)